Translate

segunda-feira, 15 de julho de 2024

PROVA DA ÁGUA- PÉ.

NA ADEGA.

QUE BEM SABIA BEBER , COMER E CONVIVER NA VELHA ADEGA


 Reproduzi aqui uma imagem que permanece na minha memória. Por finais dos anos 50 e princípios dos anos sessenta no Cobre então uma pequena aldeia nos arredores de Cascais havia quem produzisse água-pé. Por alturas do S. Martinho, em princípios do mês de Novembro, pelas adegas juntavam-se  em alegre convívio alguns companheiros para a respectiva prova. Quando se entrava em qualquer dessas adegas absorvia-se um aroma deveras singular. Normalmente a ementa consistia no bom pão, nas castanhas, no presunto de salgadeira, chouriço assado, queijo seco, azeitonas retalhadas e sei lá que mais. Lembro, a propósito. parte de um poema de Celestino Costa.

" São coisas da minha terra, que já passaram à História, Que por isto ou por aquilo Me ficaram na memória " *

* Do livro de Celestino Costa " A minha terra e eu ". Ano de 1995. Edição da Associação Cultural de Cascais

Título da obra. " A PROVA DA ÁGUA - PÉ.

Técnica. Acrílico sobre tela

Dimensões: 30 x  24

Sem comentários: