Translate

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

SOB UM PINHEIRO

UMA GALINHOLA

 Sob um pinheiro cujas pernadas quase " beijam" o chão a Galinhola repousa. Ave tímida e de hábitos monásticos, se assim se pode dizer, foi, em tempos, para mim, largo motivo de inspiração para os  quadros. Hoje, tenho por ela uma admiração, direi platónica, e pois os tempos  mudaram e a minha proximidade com ela é quase inexistente, por razões que a nada interessam para aqui. 
No entanto tenho centenas de imagens " gravadas " na memória, as quais com maior ou menor êxito, vou reproduzindo por aqui.

Acrílico s / tela
24 X 30
Autor.J.P.L.
Ano. 2020


INICIO DA OBRA

GALINHOLA

 Aqui está representado o inicio e o final de uma tela, na qual imaginei uma paisagem em que predominam os tons outonais de uma floresta, sobre a qual denso nevoeiro não permite a passagem da luz solar. Nada de estranhar para quem a percorre, como imagino seja o caso da Galinhola que  levantou voo desaparecendo quase de imediato, como é seu timbre. No solo outra olha atenta, prestes a fazer o mesmo.
Ambas foram " criadas" com a famosa " Pena do Pintor "

A Galinhola
Acrílico S / Tela
24X 30
Autor. O signatário


Um pouco antes de terminado o quadro




Terminado


VIAJEM PELA NOITE



 Estas imagens representam as várias facetas de um quadro, que concluí em Janeiro de 2020.
Idealmente foram surgindo novas imagens que gostaria de não alterar, mas, como fazê-lo sem que a ideia final viesse " ao de cima " ?

O resultado final não me permitiu uma foto em condições,  pelo que considero a obra, melhor, ao vivo. 
Nem por isso deixei de a expor por aqui. Tentei representar além das montanhas, o vulto de uma Galinhola ( scolopax rusticola ) em voo num dos seus percursos, e mal definido, um Grão-Duque ( strix -bubo )observa os arredores.

 Pela estrada do bosque transita um automóvel, cujo destino, cada um  o  imaginará.




Acrílico s / tela
30 X 40
Autor. J.P.L.