Translate

sexta-feira, 13 de março de 2020

RUMO AO DESCONHECIDO

NOITE DE BRUMAS

POR  MARES DIFÍCEIS
A TODO O PANO


GALINHOLA NA MARINHA

GALINHOLA NO PINHAL DA MARINHA
Num belo dia de Outono, uma Galinhola sobrevoa as copas de alguns pinheiros. Levantou voo motivada talvez por alguma inoportuna presença junto ao seu local de repouso diurno. Certo é que eu a vi,  e como me ficou a sua imagem gravada, resolvi preservar o momento em tela .

 A galinhola é uma espécie invernante em Portugal continental, chegando os primeiros indivíduos em final de Outubro. Ocorre de norte a sul, sendo talvez mais comum a norte do rio Tejo. É uma ave típica dos bosques, podendo frequentar um grande número de habitats, desde que associados a matas densas com sub-bosque húmido e algumas clareiras.


Óleo s/tela
Autor. J.P.L.

JAVALIS NO BANHO

JAVALIS NO BANHO
 Uma leitura por velhos livros, conduziu-me a esta imagem de uns javalis no banho.
  É a preto e branco no original.  Inspirado pela beleza do desenho criei algo parecido em tela. 
O colorido surgiu por meu livre arbítrio. Estas cenas tanto ocorrem à luz do dia como de noite.

Resta-me acrescentar que o referido livro tem por título.  "Grandes Cacerias Españolas"
 Seu Autor:
A. Covarsi. 1848 - 1937

Quadro. Autor. J.P.L.
Acrílico.


A palavra javali vem do árabe djabali ou hinzir-djabal, que significa "porco montanhês" ou "porco do mato"


O tamanho e o peso adultos são largamente determinados por fatores ambientais. Javalis que vivem em áreas áridas com pouca produtividade tendem a atingir tamanhos menores do que os que habitam áreas com abundância de alimentos e água. Os javalis são animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 50 e 250 kg e as fêmeas entre 40 e 200 kg. Medem entre 1,40 e 1,80 m de comprimento e podem alcançar uma altura no garrote de 1,10 m. Altura e peso máximos já registrados em indivíduos raros giram em torno de 1,25 metros de altura no garrote e 350 kg de peso corporal. Os machos são consideravelmente maiores que as fêmeas, além de terem dentes caninos maiores. Na Europa, os animais do norte tendem a ser mais pesados que os do sul.[4][5][6][7]
A boca é provida de enormes dentes caninos afiados que projetam-se para fora da boca e crescem continuamente. Os caninos superiores são curvados para cima, e os inferiores, maiores ainda, chegam a ter 12 cm de comprimento de parte exposta. Os caninos são usados como forma de ataque e defesa, desde disputa entre machos ou luta contra predadores. O javali também consegue saltar obstáculos com até 1,50 metros de altura.[4][5][6][7]
Esqueleto de javali.
Seus poderosos músculos do pescoço lhe conferem força para cavar até 10 cm de profundidade em solo duro e congelado, e poder levantar pedras de até 50 kg. Na corrida, sua velocidade máxima chega até aproximadamente 40 km/h, dependendo do seu peso.
O corpo do javali é robusto, peludo, e possui patas relativamente curtas. Tem uma cabeça grande, triangular, com olhos pequenos. No híbrido javaporco(cruzamento de javali com porco doméstico), o crânio é mais assemelhado ao do porco doméstico
Os quartos dianteiros do javali são mais robustos que os traseiros, enquanto que no porco doméstico ocorre o contrário; a diferença se deve à intensa seleção por variedades de porcos domésticos com mais carne levada a cabo pelos criadores.
Lobos e urso disputando carcaça de javali na Hungria. Predadores naturais do javali.
No período de reprodução, os machos desenvolvem um revestimento de tecido subcutâneo, que pode ter 2-3 cm de espessura, estendendo-se desde as omoplatas até a anca, protegendo assim os órgãos vitais durante as lutas. Os machos ostentam uma pelagem grossa pelos testículos perto do orifício do pénis, que serve para reter a urina e assim emitir um odor forte.
Ao contrário de certas raças de porcos domésticos, os javalis são cobertos de pelagem. Os pelos são rijos e nos adultos variam de cor entre o vermelho-escuro e o acastanhado. Os filhotes apresentam cor de terra clara com listras negras, o que lhes dá uma camuflagem muito eficiente. A pelagem dos filhotes escurece com a idade.
Os porcos são uma das quatro espécies de mamíferos conhecidas que possuem mutações no receptor de acetilcolina nicotínico que o protegem contra veneno de cobra.
Sua expectativa de vida em estado selvagem gira em torno de 2 a 10 anos.
Seu principal predador natural é o lobo-cinzento, o qual caça em matilha separando o javali de seu grupo e cercando-o para atacar.

Habitat

Os javalis preferem bosques com bastante vegetação onde possam esconder-se, mas também frequentam à noite áreas abertas, assim como áreas cultivadas. Em sua ampla área de distribuição, ocupam bosques temperados até florestas tropicais. Não habitam desertos nem alta montanha.

ONDE SE ESTÁ BEM AÍ É A PÁTRIA

PENÍNSULA IBÉRICA
 Algo polémica esta frase, porém atrevo-me a relacioná-la com esta ave que nos visita em meados de Outubro, logo que os dias ficam menores e o frio começa a fazer a sua aparição, pela Península Ibérica.
  O que é um facto, é que a galinhola sempre surge por cá em maior ou menor quantidade, dependendo muito do clima que se faz sentir a norte dos Pirineus.
.( Recebe o nome de Pirineus uma cordilheira localizada no sudoeste da Europa, e que é conhecida por formar uma fronteira natural entre a França e a Espanha, sendo que cerca de dois terços de sua área está na Espanha. Formado durante o período terciário, este é o segundo maciço em importância e altitude depois dos Alpes, e apresenta uma variedade de paisagens, e de fauna e flora .)

Acrílico
Autor. J.P.L.


UM OLHAR sobre a bela Pátria

MANJAR DE DEUSES

CASO RARO
 Vi algures um quadro inspirado em Galinholas.
   Com base nessa obra de arte, realizei este meu trabalho com o qual não pretendo, nem de longe nem de perto, estabelecer quaisquer paralelismo. 
Assim, porque gostei do que vi imaginei um dia em que o cão que podemos ver ao fundo entre as árvores " põe " no ar duas magníficas Galinholas.
 Quem veja uma coisa destas ficará com a boa sensação de ter saboreado um " Manjar dos Deuses " 
UMA DELAS
Acrílico
Autor. J.P.L.