Translate

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

GALINHOLA. AVE DOS CREPÚSCULOS


    "  A galinhola vive solitária nos nossos pinhais,ela é o protótipo da ave que ama a solidão, espécie de eremita do mundo alado. Quem por essas florestas da nossa terra procurar galinholas há-de encontrá-las sempre - quase sempre -sós, sem companheiras. Ás vezes, uma vez ou outra que não é raríssima, lá saem duas galinholas juntas... velho casal que ficou unido nestas terras longínquas do seu ninho ou crença de ambas pelo mesmo abrigo.

 

Lá saem duas galinholas juntas...

Nos dias de invernia, bastante chuvosos...

 Nos dias de invernia, bastante chuvosos, a galinhola encontra-se com mais frequência nos pinhais e bastios sem grandes matos, nas rapadas, muitas vezes na orla dos matos mas à beira da parte roçada.

Parece fugir ao excesso de água que na vegetação rasteira fica suspensa, um simples tronco de pinheiro lhe pode servir de abrigo. Em dias assim, e muito mais se há vento forte, a galinhola já não tem a mesma calma, anda agitada ,desconfiada. " *

Parece fugir ao excesso de água ...

Sob uma luz diferente as mesmas Galinholas


Acrílico sobre tela

Medidas: 24 X 30

Conclusão em 15 -11 -2021.

 Nota. Esta obra foi entregue a um apreciador da ave em questão como modesto reconhecimento pelas " penas do pintor " que teve o cuidado de guardar, para me obsequiar com elas. Para ele a minha gratidão.

Textos extraídos do livro " GALINHOLAS " de Fernando de Araújo Ferreira, editado em 1949.

 Como referido anteriormente esta obra já não pertence ao autor. Ano de 2022